domingo, 23 de novembro de 2008

Do outro lado da savana

Por ter passado a semana inteira repetindo que o Vasco ganhará do São Paulo, fui acusado de fanfarronice. Alegam os detratores que minha estratégia é prever um resultado praticamente impossível para o caso de, se por milagre, ele vier a acontecer, eu emerja como um visionário do futebol. E, se o resultado não se concretizar, tudo bem, ninguém esperaria mesmo que fosse diferente e assim minha imagem permaneceria intacta. Só que eu não preciso apelar para um plano tão mesquinho como esse.

Digo que o Vasco vai derrotar o São Paulo não baseado em achismos ou bravata, mas em argumentos. Quais sejam: São Januário vai estar lotado e a torcida vascaína é uma dessas poucas no Brasil que empurram o time para frente, fazendo que mesmo o mais limitado dos jogadores consiga extrair de si alguma força para contribuir com o time; o Vasco está deseperado para fugir do rebaixamento e é notório que clube grande à beira da zona de degola joga com empenho multiplicado; o Renato Gaúcho é um técnico inteligente e não custa lembrar que foi um time comandado por ele, o Fluminense, que impôs ao São paulo a derrota mais doída da temporada até aqui, a das quartas de final Libertadores; e, finalmente, o Vasco, apesar da fragilidade da defesa, tem alguns bons atletas do meio para frente e que são capazes de decidir a partida, como o Lenadro Amaral, o Mádson, o Alex Teixeira e o Wágner Diniz. Além de tudo isso, devemos lembrar que o São Paulo não é mais o rolo compressor das últimas duas temporadas. Pelo contrário, tem se mostrado uma equipe muito irregular.

Portanto, não me venham dizer que emito opiniões sem fundamento. Uma das minhas lutas é contra a superficialidade nos comentários sobre futebol, não seria eu próprio a contribuir ainda mais com ela.

Ao longo de toda a semana, ao defender o Vasco, ouvia de todos os interlocutores que eu estava apostando na zebra. Ao final do jogo de hoje, vocês verão que, o tempo todo, estive do outro lado da savana: o do leão.

Um comentário:

João disse...

Em sua defesa, eu tenho certeza que em algum universo alternativo o Vasco goleou o São Paulo. E com 3 gols do Odvan.