quarta-feira, 7 de maio de 2008

Fica, Papai Joel

Terceiro mandato? Nada disso. A população brasileira de fato está mobilizada pela permanência de um líder, mas não a do Lula e sim a do eterno Papai Joel Santana.

Joel assinou contrato para dirigir a África do Sul na Copa de 2010, deixando assim órfã toda uma nação. Ele se despede do Flamengo no jogo de hoje à noite, contra o América do México. Ninguém vai prestar atenção na partida. O foco estará à beira do gramado e nas arquibancadas. Lágrimas vão rolar.

Ou será que não?

Será que Joel está realmente preparado para noventa minutos de "Fica!, fica!"? Quão resistente é o coração deste homem? E se a torcida rubro-negra, notabilizada pela sua criatividade, inventar uma maneira impressionante de homenagear o ídolo? Joel não é de ferro.

Já imagino o técnico em prantos, correndo para o meio do gramado em pleno andamento da partida. A barriga balançando. Ninguém está entendendo nada. Joel tira um papel do bolso da calça, trata-se do contrato com a seleção africana. Num átimo, ele rasga o documento em centenas de pedacinhos, atirando, em seguida, a prancheta aos céus. A massa vibra. Toró e Obina correm para fazer montinho no professor.

A realidade, infelizmente, carece de fantasia.

O mais provável é que Joel consuma a passagem do cetro (do espeto) ao Caio - Homem-Fluído - Júnior. O ex-técnico do Goiás não tem nada a ver com o Papai. Mas não há nada que o ambiente da Gávea não resolva.

Nenhum comentário: