quarta-feira, 10 de junho de 2009

O futebol não morreu

Tem alguns velhos saudosistas que adoram dizer que o futebol perdeu a graça. Que de 82 pra cá ninguém mais se interessa pela seleção. Como se a geração deles fosse a única com o direito de torcer. Velhotes, lamento, muita gente ainda gosta do bom esporte bretão, mesmo depois da aposentadoria do Zico. Aqui está a prova. Amigos que há muito não se veem encontram um tempo em suas atribuladas rotinas para trocar ideias sobre times, jogadores e campeonatos. Tudo por e-mail, o que também deve ofender o bom saudosista, deprimido até hoje com o fim do telégrafo.

Amigo 1:Com Kaká no Real, o campeonato italiano fica cada dia mais sem graça. A insossa Inter, a decadente Juventus e o envelhecido Milan.

Fetão, que futebol é esse que andam vendo? Os comentaristas falaram maravilhas da atuação do Brasil contra o Uruguai.


Amigo 2:O Kaká tem tudo para se afundar no Real. O time é muito bagunçado, o Flamengo da Europa. Mas boto fé no técnico novo, aquele Pellegrini. Ele fez o Villareal voar baixo há duas temporadas, quem sabe consegue pôr ordem nos merengues.

E talvez o próximo campeonato italiano seja atraente. Com Pato no Milan, Diego na Juventus e possivelmente Felipe Melo na Inter, nós, brasileiros, teremos motivo para assistir aos jogos. Se esses jogadores resolverem destruir, então fica melhor ainda.

Felipe Melo, aliás, não chega a me ofender no meio-campo da seleção. Acho até que o cara merece uma vaga de titular. GIlberto Silva não.Eu escalaria assim: Felipe Melo de primeiro volante, Elano de segundo, Diego e Kaká.

Gostei do Brasil contra o Uruguai, com a ressalva de que o time deles é muito fraco e de que o Brasil só jogou no contra-ataque. Quando precisa furar uma retranca, a seleção se complica. É porque falta jogador criativo e inteligente. Kaká é uma flecha, não um cérebro. Hoje fica 0x0. E não entendo a discussão Pato ou Nilmar. Ninguém vê futebol. Pato é muito melhor.


Enquanto conversas como essa continuarem sendo travadas por puro prazer e com todo o ardor da alma, o futebol sobreviverá.

2 comentários:

Unknown disse...

Entrou na onda da Petrobras de publicar e-mails, é? Vai ser acusado de intimidador e censor, meu caro.

E, para o tormento de sua alma, a era Dunga vai se consolidando. Lamentavelmente, porque a selecinha anda jogando um futebol anão (com trocadilho).

Guilherme Sousa Rocha disse...

Ah se o dono do e-mail descobre que vc publicou.

E o senhor se contradiz: o saudosista que gosta de flechas no fígado e poesia aprova emílios.