quinta-feira, 11 de junho de 2009

As notas do jogo

Jogo da seleção sempre tem nota para os jogadores. Eu, que sempre quis fazer isso, resolvi não perder mais tempo:

Júlio César: 7,5. Não foi exigido e não teve culpa no gol. Talvez devesse ter colocado um homem a mais na barreira, que só teve quatro jogadores, número pequeno para uma falta frontal e, ainda por cima, cobrada pelo Cabañas.

Dani Alves: 8,5. Apoiou com eficiência e compôs bem a defesa. Deixou bem claro que tem muito mais habilidade do que o Maicon, além de enxergar melhor o jogo. É também a melhor opção que o time tem para as bolas paradas.

Lúcio: 8,5. Esteve muito raçudo, como sempre, e implacável na marcação, como de costume também. Não obstante, nas vezes que se aventurou no ataque criou boas jogadas. Isso já é mais raro.

Juan: 7,0. Me dói dizer, mas percebi um começo de instabilidade no desempenho dele. Fez a falta que originou o gol do Paraguai depois de tomar um drible do Cabañas. Fiquei com a impressão de que a velha segurança do Juan pode estar no começo do declínio. Talvez tenha sido só impressão. Espero.

Kléber: 7,0. Entrou com a clara intenção de preencher o espaço defensivo pela esquerda e não comprometer. Não comprometeu e preencheu o espaço. Mas é pouco para um jogador de seleção.

Gilberto Silva: 4,0. Não toma a bola de ninguém, é lento, só dá passe para trás, isso quando não entrega a bola para o adversário. Não dá para entender o que continua fazendo ali.

Felipe Melo: 9,0. O melhor do jogo. Parece que veste a camisa da seleção há seis séculos e não há seis jogos. Um maestro. Vide a postagem abaixo.

Elano: 5,0. A exemplo de Gilberto Silva, não jusitifica a presença no time. Qual é a função dele? Não vejo o Elano desarmar os adversários nem criar jogadas para o Brasil. E quando pega a bola, faz um passe burocrático. Hernanes já!

Kaká: 8,0. Infelizmente não é um craque. Dizer isso me dói também. Não podemos contar com o Kaká para armar, porque ele não tem a habilidade e a visão de jogo para isso. O negócio dele é correr em direção ao gol. Ontem errou passes, principalmente no primeiro tempo, mas no segundo deu duas arrancadas que o redimiram. Ponto positivo: Kaká é inteligente e tem personalidade para chamar o jogo e tentar resolvê-lo. Não se esconde. "Mete os peitos" .

Robinho: 8,0. O gol foi bonito e não era uma bola fácil. Mas o Robinho errou alguns passes e não soube dar continuidade a alguns bons contra-ataques no segundo tempo. Duas bolas que deveria ter tocado para o Kaká, preferiu a jogada individual e prejudicou o ataque.

Nilmar: 7,0. O gol e mais nada. Mas vale a pena continuar investindo nele. (Ainda que o Pato seja melhor.)

2 comentários:

Guilherme Sousa Rocha disse...

Nenhuma linha sobre o Flamengo.

Seria demasiada emoção?

Guilherme Sousa Rocha disse...

Um ano sem postagens aqui.