terça-feira, 26 de maio de 2009

A notícia que abalou o Brasil (e o mundo)

Nunca vou me esquecer do 25 de maio de 2009. E da sensação de vazio que me deu quando vi na TV anunciarem a ida do Obina para o Palmeiras. Parecia que ele nunca iria sair do Flamengo, parecia que iria se aposentar lá, ganhar um busto de bronze, virar nome do futuro CT, do futuro estádio. Mas agora, sem mais nem menos, o Brasil é surpeendido com a notícia de que o casamento entre o Obina e o rubro-negro acabou. O que será de ambos daqui para frente?

Talvez o Palmeiras obtenha alguma vantagem nessa negociação, porque pode ser que o Obina faça alguns gols por lá, hipótese que não deve ser descartada, como também não deve ser descartada a hipótese de que ele não faça gol nenhum. Fora isso, são irreparáveis os danos para o jogador, para o Flamengo e para o futebol brasileiro.

Obina deixa o clube e a torcida que o transformaram em um mito. Ao vestir outro uniforme, enfraquece a imagem que conquistou no imaginário do torcedor brasileiro. Já o Flamengo perde o maior símbolo que teve depois da era Romário. E o futebol brasileiro perde o personagem mais folclórico que apareceu na década. Longe do Flamengo, Obina é só mais um centroavante atrapalhado.

Por toda a graça que trouxe para os gramados, torço pelo Obina. Tanto que em 2007, quando ele rompeu os ligamentos do joelho fazendo um gol contra o Vasco, eu fiquei triste a ponto de pensar que trocaria de bom de grado a minha rótula com a dele.

Para a lenda não morrer, dois cenários seriam ideiais. No primeiro, Obina faz o gol do título do Palmeiras na Libertadores, ou então no Mundial interclubes, contra Manchester ou Barcelona. No segundo, Obina, que até agora não fez gol em 2009, continua sem marcar até o fim do ano e terminara a temporada como único artilheiro "virgem" do Brasil. Viraria santo. Obina, o Imaculado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Com a vitória do Barcelona na Copa dos Campeões, um título do Parmeiras na Libertadores se tornaria um problema. Já pensou as terríveis consequências de um duelo Obina x Eto'o na final do Mundial?